O Vento Encanado da Janela Aberta – TE004

A janela de transferência no futebol mundial abriu-se a partir de domingo, 03/08. E acabou assuntando muitos clubes no futebol brasileiro. Assustou tanto, que o time do Flamengo aproveitou que a janela estava aberta e se tacou lá de cima, despencando 6 posições no campeonato somente no mês de julho. Mas o que existe de tão aterrorizante neste período de transferências, hein?

Um bom exemplo desse terror todo é o próprio Flamengo. O clube arrecadou algo em torno de 30 milhões de reais (números não oficiais divulgados pela imprensa) com a venda de jogadores. O número é bonito, mas será que a conseqüência será? Marcinho era artilheiro do campeonato quando foi vendido e desde então foram 7 partidas e 6 gols. Média de menos de 1 gol por jogo. O que seria uma média de menos de 1 gol por jogo? 2 bolas tiradas em cima da linha a cada partida? 1 vitória. 2 empates e 4 derrotas! Números que fazem inveja ao Íbis. A queda do Flamengo está diretamente relacionada à venda dos jogadores? Não posso afirmar isso 100%, mas que ela contribuiu é certo.

O Fluminense também sofreu com o vento encanado. Nunca mais conseguiu repetir aquela boa equipe desde a final da Libertadores. E nunca mais repetirá. A janela levou seu lateral direito, seu coringa e ainda não sabemos o que acontecerá com os Tiagos após os Jogos Olímpicos. Mas a janela também contribuiu para a contratação de alguns ótimos reforços que ajudarão na reposição das peças perdidas. Reforço financeiro para a compra de novos jogadores sempre é muito bem-vindo.

Botafogo e Vasco sofreram menos com o resfriado. Bom, pelo menos por enquanto. No Fogão, os jogadores fundamentais continuam no elenco. A vinda de um novo treinador e alguns reforços ainda ajudaram a compor o cenário de ascensão alvinegra. Sem perdas importantes, espera-se uma escalada do time, mesmo que o redondo argentino tenha ido embora. O Vasco apenas perdeu um jogador que, ainda revelação, nem era seu e não teve tempo de mostrar todo seu futebol. O presidente Roberto Dinamite diz que a chegada de reforços é complicada uma vez que o clube não terá mais receitas expressivas no ano. Antônio Lopes terá que dar um jeito na casa com o que tem e torcer para que as perdas sejam as menores possíveis.

Enfim, está aberta a temporada de caça européia e árabe aos bons jogadores que ficam dando mole por aí. É aquela idéia de ter dinheiro para montar um grande time, com isso surgem bons jogadores que posteriormente são vendidos. Ganha-se dinheiro, monta-se um grande time, surgem bons jogadores… e assim vai o círculo vicioso.

Transamérica Esportes – 05/08/2008

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s